Aprender a harmonizar cores é um desafio e tanto. Pois são elas que dizem se o look tem energia, é mais sereno, um pouco mais dark ou voltado para a pegada clean.
Pensando nisso, preparei uma post bem bacana para você aprenda de uma vez por todas como utilizar a cores e arrasar em suas combinações.


Apresento a você o círculo cromático, ele é literalmente, um círculo de cores. Ele é considerado uma ferramenta indispensável para quem quer combinar cores sem medo de errar, seja na moda, decoração e entre outros. Além disso vai te dar uma mãozinha para perder o medo de brincar pois já sabe de cara quais cores combinam entre si.

O círculo auxilia na criação de combinações de cores diferentes, que no dia a dia não nos lembramos de usar ou até mesmo temos dúvidas se fica bom ou não. Ele é bastante usado por artistas plásticos, designers, estilistas e consultores de estilo.
É possível visualizar quatro tipos de harmonias a fazer com o círculo cromático. São elas: monocromática, análoga, complementar e triádica.

Monocromática, significa que vários tons de uma única cor são usados na combinação, é o famoso “tom sobre tom”. Nesse tipo de combinação a dica é usar tecidos diferentes ou que tenham alguma textura. O look monocromático, como é conhecido, alonga e afina a silhueta.

Análogas, você precisa lembrar que elas ficam lado a lado no círculo. Essas são mais harmoniosas e fáceis de combinar se você está se arriscando no universo das cores. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica.

Complementar, é aquela combinação de cores que são diretamente em lados opostos no círculo cromático. Geralmente é utilizado uma cor quente e outra fria, considerando uma como a principal e a outra para complementar os detalhes, por exemplo amarelo e violeta.

Triádica, é formado por três cores que estão equidistantes no círculo, ou seja se encontram exatamente na mesma distância dentro da roda de tonalidades; Essa combinação cria um mix de cores vibrantes, que pode ser usado para compor um look mais informal.

O uso do círculo é simples, apesar do estudo das cores ser bastante complexo e envolver muito mais que apenas esse conteúdo. Mas essas são algumas opções de harmonias de cores onde o Círculo Cromático poderá ajudar. E detalhe: essas combinações podem ser aplicadas tanto em roupas quanto para a decoração de ambientes.
É para ajudar você no dia a dia, uma ótima dica é o aplicativo Color Wheel Free disponível tanto para Iphone quanto para Android.

 

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, Precisa de ajuda?